Prezados membros do PDT Niterói,
Por meio desta carta aberta, expressamos nossa profunda preocupação em relação ao projeto de internação compulsória em discussão na Câmara Municipal e chamamos o PDT a se posicionar e ter sensibilidade de votar contra essa proposta que fere os direitos humanos e a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Acreditamos que a abordagem compulsória especificamente para a internação de pessoas em situação de rua é uma medida inadequada e desumana, que ignora as causas estruturais da situação de vulnerabilidade e viola os direitos fundamentais dessas pessoas. O que precisamos na verdade é do fortalecimento da assistência social e da rede de atenção psicossocial de Niterói.
Como cidadãos e cidadãs comprometidos com a justiça social e a defesa dos direitos humanos, militantes de um partido de esquerda, esperamos que o PDT se posicione de forma firme e ética contra a internação compulsória, buscando alternativas mais humanizadas e respeitosas para lidar com a questão da população em situação de rua.
Entendemos que a abordagem compulsória para a internação em massa de pessoas em situação de rua não pode ser autorizada por lei municipal, o que é inconstitucional e discriminatório.
Não se pode ignorar que já existe lei federal que possibilita a internação compulsória de forma excepcional, temporária e individual, em unidades de saúde e hospitais gerais, para qualquer pessoa, e não apenas da população em situação de rua, caso o indivíduo cometa delito ou por determinação médica em grave crise de sofrimento mental ou uso problemático de álcool e outras drogas, que ameace a própria vida ou de terceiros. Essa medida extrema só se aplica se esgotados todos os demais tratamentos de saúde mental disponíveis nas clínicas de família, centros de atenção psicossocial (caps) e consultórios na rua.
Comments