O PSOL de Niterói realizou, nesta quinta-feira (15/12), a posse popular de sua bancada na Câmara Municipal. Depois da diplomação, no plenário Brígido Tinoco, os vereadores Talíria Petrone e Paulo Eduardo Gomes seguiram para a sede do partido, na Rua Dr. Celestino, no Centro, onde foram recebidos em festa pela militância e representantes de diversos movimentos sociais da cidade.
Na Câmara, a solenidade de diplomação foi presidida pela juíza Daniela Ferro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por terem sido os mais votados da cidade, Talíria Petrone, com 5.121 votos, e Paulo Eduardo Gomes, com 5.083 votos, foram os primeiros a receber o certificado do TRE de que foram eleitos e estão aptos a ocupar as suas vagas no Parlamento.
“Não é um detalhe uma mulher negra que tem como prioridade atuar em áreas populares e dar centralidade a questões como o feminismo e as lutas antirracismo e LGBT ter sido a mais votada da cidade. Somos muitas”, afirmou a vereadora eleita Talíria Petrone.
“Logo, logo, vamos saber se o perfil da nova Câmara reflete ou não um caráter conservador da sociedade de Niterói. Vereadores importantes deixaram de retornar e em relação aos novos vamos ter que esperar as primeiras discussões e, em especial, o voto, para saber quem é quem”, declarou Paulo Eduardo Gomes.
“Apesar de termos um vereador a menos, continuamos com uma bancada forte, sendo os dois os mais votados da cidade. Com o anúncio de medidas que atacam os servidores, a nossa bancada segue firme na oposição, lutando por uma cidade justa”, disse o deputado estadual Flavio Serafini, durante a festa em celebração pela posse popular dos vereadores recém-eleitos do PSOL.
"O desafio do PSOL de Niterói para o próximo período é servir de instrumento efetivo de luta popular, especialmente, neste momento de graves ataques aos direitos dos trabalhadores e de opressão à maioria explorada e oprimida", concluiu o presidente do PSOL de Niterói, Thiago Melo.
-